segunda-feira, 29 de junho de 2009

Criatividade - Cara pálida















>>>>>>> Em dezembro de 1998, quando chegou a máquina nova de lavar, eu falei:
Pode deixar comigo que eu furo a parede e instalo a máquina.
Minha esposa duvidou:
(du-vi-de-ó-dó)...
Sem usar talhadeira, martelo, e nem furadeira elétrica?
E eu falei:
Não tenho as ferramentas, mas tenho a meu favor a criatividade!
E furei a parede, sem fazer força nenhuma, e sem fazer sujeira ou barulho.

Materiais necessários:

- um pedaço de cano galvanizado 3/4", de 50cm;
- uma madeira roliça de 55cm (que passe por dentro do cano galvanizado);
- um pedaço de madeira quadrada que caiba na mão;
- um galho de árvore que tenha formato de um arco;
- uma cordinha fina (mas deve ser mais grossa que um cadarço de coturno);


A idéia é a seguinte:

O cano galvanizado deverá funcionar como uma broca, para tanto teremos que fazer com que ele gire numa velocidade suficiente para conseguir fazer o bendito furo na parede.

Agora vamos amarrar a cordinha no galho de árvore formando assim o nosso arco.
A cordinha não pode ficar muito esticada nem muito solta.

- Coloque a madeira roliça dentro do cano galvanizado;
- A cordinha do arco deverá dar uma volta no cano galvanizado;
- Agora encoste a madeira roliça no ponto onde será feito o furo;
- A madeira quadrada servirá para dar apoio a madeira roliça, firmando-a contra a parede.


Observação:

O pedaço de madeira quadrada que está sendo segura pela mão esquerda, poderá ser pregada na madeira roliça para o conjunto ficar mais firme.


Agora o grande momento !!!

Para fazer com que o cano galvanizado gire feito uma broca, basta subir e descer o arco que estará na mão direita.

Quanto mais rápido for o movimento mais rotação terá a nossa broca improvisada.


Observação:

O movimento de subida e descida do arco faz com que a cordinha vá deslizando para o lado da parede. Quando acontecer, basta ajustar (traze a cordinha mais para a esquerda).

Enquanto o arco vai subindo e descendo, você pode ir cantando:

Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!

Ao mesmo tempo que o arco sobe e desce, movimentado pela mão direita, deve-se fazer força para a direita (para o lado da parede), para o cano galvanizado ir avançando para dentro da parede.

O pó que cai no chão é tão pouco que cabe na concavidade da mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário