segunda-feira, 19 de outubro de 2009

AS ORIGENS DO EXÉRCITO BRASILEIRO (EB)

Em verdadeira simbiose da organização tática portuguesa com operações irregulares, índios, brancos e negros formaram a primeira força que lutou e expulsou os invasores do nosso litoral. Portanto, a partir da memorável epopéia de Guararapes (1648), não havia apenas homens reunidos em torno de um simples ideal de libertação, mas sim, as bases do Exército Nacional de uma Pátria que se confirmaria a 7 de setembro de 1822.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

ENTRADAS E BANDEIRAS

A expressão Entradas e bandeiras é utilizada para designar, genericamente, os diversos tipos de expedições empreendidas à época do Brasil Colônia, com fins tão diversos como os de simples exploração do território, busca de riquezas minerais, captura ou extermínio de escravos indígenas ou mesmo de africanos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

CAPOEIRA

Quando da descoberta do Brasil, a capoeira já existia e era praticada pelos índios tupis, principalmente na Bahia, com o nome de capuêra.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

CARA PÁLIDA PROVOCA CHUVA 2

GELO PENTAGONAL

Poderá substituir dança da chuva.


A água normalmente cristaliza-se - torna-se sólida - na forma de anéis hexagonais, mas cientistas da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, descobriram um cristal de gelo que desafia essa normalidade, gerando estruturas pentagonais.

CARA PÁLIDA PROVOCA CHUVA 1

Como é feito o bombardeamento de nuvens para provocar chuva?

Também conhecida como pulverização ou semeadura de nuvens, essa técnica consiste em lançar no céu alguma substância que facilite a formação de gotas de chuva. O componente mais usado é o cloreto de sódio, o popular sal de cozinha. Em contato com o vapor d’água da nuvem, as partículas de sal atraem minúsculas gotinhas, iniciando a criação dos pingos de chuva.

A DANÇA DA CHUVA

O ritual da dança da chuva é parte de uma cerimônia onde são invocados os espíritos da terra e dos antepassados para trazer a chuva como também assegurar a fartura na colheita, a fertilidade da terra e espantar os espíritos que vivem perdidos pelo mundo. (Extraído do blog Te Pito O Te Henua - Autora: Sill Scaroni).

DICA DE LEITURA

Autor: Karl May
Ler as obras de Karl May em alemão.

Dowload (em português) Nos desfiladeiros dos Balcãs, O Rei do Petróleo, De Bagdá a Istambul, Pelo Curdistão Bravio.

Visite o blog Winnetou...

PARQUE DE DIVERSÃO COM NOME INDÍGENA

Parque Tupã

LISTA COM ALGUNS TIMES DE FUTEBOL COM NOME INDÍGENA:

Aimoré, de São Leopoldo-RS
Esporte Clube Tupy, Vila Velha-ES
Tamoio Futebol Clube, de Viamão-RS
Tamoio Futebol Clube, Porto da Pedra - São Gonçalo - RJ
Tupâ Futebol Club, de Tupã-SP

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

SATERÉ-MAWÉ - OS FILHOS DO GUARANÁ

O guaraná é uma planta nativa da região das terras altas da bacia hidrográfica do rio Maués-Açu, que coincide precisamente com o território tradicional Sateré-Mawé.
(Extraído do blog Te Pito O Te Henua - Autora: Sill Scaroni)


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

CHARRUA RUGBY CLUBE

Site Oficial do Charrua Rugby Clube, de Porto Alegre-RS.

CHARRUA-RS

Charrua, palavra originária do Tupi-Guarani, significa "instrumento de trabalho". Pois a localidade chamada de "Charrua" é hoje um município emancipado política e economicamente, composto por terras férteis, com parte própria para mecanização de lavouras e parte montanhosa destinada a reflorestamento e criação de gado.

ÍNDIOS CHARRUAS

Os charruas eram índios que habitavam os campos dos territórios dos atuais Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, do Uruguai e do nordeste da Argentina (especialmente na Província de Entre Rios).

terça-feira, 6 de outubro de 2009

JOGOS DOS POVOS INDÍGENAS

A sexta edição dos Jogos dos Povos Indígenas será realizada no período de 01 a 08 de novembro próximo, na Praia da Graciosa, em Palmas, Estado de Tocantins.

TRIBO URBANA

As tribos urbanas ou metropolitanas são constituídas de microgrupos que têm como objetivo principal estabelecer redes de amigos com base em interesses comuns.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

AÇÚCAR COM NOME INDÍGENA


O açúcar refinado Amorfo Guarani® é um adoçante natural de sacarose, apresentado na forma sólida com pequenos cristais de diferentes tamanhos, obtidos pela cristalização espontânea de uma solução refinada de açúcar em água. É também chamado de microcristalino.

Cinco estados brasileiros são responsáveis por 74% das vendas aos árabes.

AQUÍFERO GUARANI

Além de possuir o rio mais caudaloso do mundo, o Amazonas, entre outros grandes rios, o Brasil está assentado sobre a maior cisterna de água doce do mundo, o Aquífero Guarani.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DIA INTERAMERICANO DA ÁGUA

O Dia Interamericano da Água foi criado oficialmente em 1992, durante o XXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que teve lugar na cidade de Havana, Cuba. O fundamento desta proposta se centrou na idéia de que a participação das comunidades é um elemento-chave para o êxito dos programas de saneamento ambiental, por isso, a mobilização de diversos grupos e a possibilidade de que tenham acesso à informação sobre o tema se constituem em um motor importante para a promoção de ações concretas neste campo.