quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CRACK, NEM PENSAR

O crack é mais potente do que qualquer outra droga e provoca dependência desde a primeira pedra.

WIKIMAPIA - ÍNDIOS

Ver em Wikimapia os locais com palavras referentes a índios.
Obs: Clique em Tipo de mapa e Google híbrido.

URUCUM

Índios americanos usavam o urucum como protetor solar, repelente e para fins estéticos (tinta vermelha).

LIXO NO OCEÂNO

Um volume de lixo plástico com duas vezes o tamanho dos Estados Unidos - e cerca de 100 milhões de toneladas - está flutuando no Oceano Pacífico, colocando em risco a fauna marinha.



segunda-feira, 28 de setembro de 2009

JORNAL NACIONAL - JN

O “Jornal Nacional” comemorou em setembro 40 anos no ar.

Ver notícias referentes a indígenas.

ÁGUA MINERAL

Cara-pálida bebe água mineral engarrafada.

LIMOEIRO-PE

De acordo com a velha lenda, Limoeiro foi uma aldeia de índios tupis, numa região com muitos limoeiros (pés de limão), o que justifica o nome da cidade.

http://www.limoeiro.pe.gov.br/historia.aspx

O MUNICÍPIO MAIS INDÍGENA DO BRASIL

Dentro dessa cidade, caberia todo o Estado de Pernambuco. Por outro lado, vinte edifícios iguais ao famoso paulistano Copan seriam suficientes para abrigar sua população. O local dá acesso ao pico mais alto do Brasil, e ainda está rodeado pela maior floresta tropical do mundo. Completando os motivos pelos quais São Gabriel da Cachoeira (AM) é mesmo especial, 90% do município é indígena, incluindo o prefeito e seu vice, eleitos em 2008.

VIAGEM VIRTUAL

Utilizando o site da Wikimapia você pode fazer sua viagem virtual.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

KURUMIN


Seu nome vem de "curumim", do tupi-guarani.

CIDADES BRASILEIRAS CUJOS NOMES TEM ORIGEM NO TUPI-GUARANI

Na comemoração dos 500 anos da chegada dos europeus no Brasil (do descobrimento?!) a Revista Ave Maria abre espaço para se redescobrir a língua nativa aqui existente há muitos séculos e sufocada ao longo do tempo. Palavras brasileiras, carregadas de riqueza cultural, cujos significados nos ensinam a origem de muitos vocábulos, são ainda hoje utilizadas em nomes de pessoas, animais, cidades, objetos, rios, lugares, etc...
Estas expressões deixam transparecer o respeito que os índios sempre tiveram pela integração homem/natureza e a importância disso para a comunidade.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

ÍNDIOS NA POLÍTICA

Índios dominam política em São Gabriel da Cachoeira-AM.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS COM NOMES REFERENTES A AVES

Com a exuberante biodiversidade que ocorre no território brasileiro, onde se encontra, por exemplo, em torno de 20% das espécies de aves do planeta, o povo brasileiro não poderia deixar de encontrar inspiração, para nomear as localidades e acidentes geográficos, nesses bichos e plantas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CALENDÁRIO

Calendário - Para você ver as datas do passado, presente e do futuro.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

SABEDORIA INDÍGENA

Carta do Cacique Seatle ao Presidente dos Estados Unidos da América - 1855

ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs)

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.

DIA DA DEFESA DA FAUNA

22 de Setembro - Em razão de haver inúmeras espécies em risco de extinção em vários países do mundo, a caça predatória e o comércio internacional de animais têm sido restringidos.

ÍNDIOS NO BRASIL

Em 1910 foi criado o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), chefiado pelo Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon – descendente de índios, que trabalhou durante anos para melhorar as condições de vida da população indígena brasileira – dando início ao período de pacificação dos índios e do reconhecimento do direito deles à posse da terra e de viver de acordo com os próprios costumes.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DIA DA ÁRVORE

Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente; e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DIA DE PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS

dia 17 de julho - Preservar florestas é sinônimo de proteger a vida.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O tronco macro-jê

macro-jê - é um tronco lingüístico cuja constituição ainda permanece consideravelmente hipotética. Teoricamente estende-se pelos estados brasileiros do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Maranhão, Pará, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarian e Rio Grande do Sul.